A partir deste sábado (22), para entrar na Suíça não será mais necessário teste RT-PCR ou de antígeno aos(às) brasileiros(as) já 100% vacinados(as). A medida se deve à capacidade limitada de testes em alguns países. Ao mesmo tempo, a Suíça prorrogou até 31/03/2022 as medidas de proteção, mantendo obrigatório o uso de máscaras em alguns ambientes e o distanciamento social.

2G: permite somente vacinados(as) ou recuperados(as) com uso de máscara. Não é aplicável para menores de 16 anos. Cultura, lazer, esportes, restaurantes e eventos onde é necessário manter o distanciamento social, é possível sentar-se para comer ou beber.

2G+: permite apenas vacinados(as) ou recuperados(as) nos últimos quatro meses, bem como vacinados(as) ou recuperados(as) com teste negativo. Não é aplicável para menores de 16 anos. Lugares onde não é possível usar máscara, como discotecas, piscinas, bares, esportes intensos e músicos em atuação.

3G: vacinados(as), recuperados(as) ou testados(as). Eventos externos para mais de 300 pessoas.

Certificado COVID para visitantes com destino à Suíça

Desde 24/10/2021, qualquer pessoa que viaje para a Suíça e tenha sido vacinada com uma vacina aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), cuja lista não inclui a Coronavac, pode obter um Certificado COVID suíço. Em outras palavras, este documento seria a conversão do certificado nacional ao suíço.

A validade do Certificado COVID, que antes era de 365 dias a partir da segunda dose, caiu para 270 dias. O documento vale em outros países da Europa.

Vacinados com Coronavac: desde 03/11/2021 o Conselho Federal anunciou que os(as) turistas vacinados(as) com Sinopharm/Sinovac (Coronavac) vão poder solicitar o Certificado COVID. Porém, ele vale por 30 dias após a data de solicitação do documento, sendo aceito somente na Suíça (ou seja: não vale em outros países da Europa).

O formulário para requerimento do certificado está disponível neste link. O prazo para o recebimento é de até cinco dias.

Documentos necessários para solicitar o Certificado COVID

  • Informações sobre nacionalidade (como cópia do passaporte).
  • Confirmação da vacinação (por exemplo, certificado de vacinação com detalhes do titular, vacinas administradas, a instituição que aplicou a vacinação e a data da vacina. O turismo da Suíça sugere a plataforma ConecteSUS, onde dá para obter o certificado digital com QR Code. Ao mesmo tempo, emite o certificado em espanhol e inglês).
  • Motivo da estada na Suíça, tempo de hospedagem e local.
  • Prova de chegada à Suíça (por exemplo, passagem aérea, passagem de trem ou reserva de acomodação).

Os documentos devem estar em alemãofrancêsitaliano ou inglês. Após submeter a solicitação, é preciso baixar (grátis) o aplicativo COVID Certificate por meio da App Store, Google Play Store ou Huawei App Gallery. O certificado COVID também pode ser entregue diretamente ao app.

Há a cobrança de uma taxa para cobrir os custos de emissão do certificado. Em média, o valor é de CHF 30 (cerca de R$ 177). Os certificados de cidadãos da UE são aceitos e/ou podem ser convertidos em um certificado suíço.

Quem recebeu duas doses da vacina (ou vacinas de dose única) nos últimos 12 meses pode entrar no país sem cumprir quarentena. As vacinas aceitas são as aprovadas pela Organização Mundial da Saúde:

  • Pfizer;
  • Moderna;
  • AstraZeneca;
  • Janssen;
  • Sinopharm;
  • Sinovac (Coronavac).

Fonte: PANROTAS

Dúvidas?

Fale com um de nossos consultores.

Fale Conosco
Fale conosco
Precisa de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?