A Comissão Europeia implementará uma autorização de viagem chamada Etias (sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização) para todos os visitantes que atualmente não precisam de visto para entrar na Europa até o final de 2022, que deverá estar funcionando completamente em 2023.

Atualmente, os viajantes brasileiros que visitam o continente têm entrada permitida no Espaço Schengen para estadas de até 90 dias, sem a necessidade de nenhum tipo de visto. Isso se deve ao fato de os cidadãos brasileiros estarem isentos de visto para a zona livre do Espaço Schengen.

Agora, com a implementação do Etias, os cidadãos brasileiros precisarão solicitar autorização de maneira Online (que ainda não está disponível), a uma taxa de 7 euros, a partir do final de 2022 para poderem entrar nos países da União Europeia. O documento será necessário para brasileiros que viajam à Europa para fins de Turismo, comerciais, de trânsito e médicos.

Todos os portadores de passaporte brasileiro que solicitarem o Etias serão rastreados em bancos de dados de segurança europeus. De acordo com o site oficial, a triagem de segurança é realizada com todos os solicitantes a fim de identificar e prevenir possíveis ameaças aos países do Schengen antes que um viajante tenha sua autorização de viagem e entre nessa área.

No momento, os brasileiros estão isentos de apresentar qualquer tipo de documento, além do passaporte, para estadas de até 90 dias nos países da UE. A partir de 2023, será necessário apresentar o Etias e, para obtê-lo, é necessário:

  • Passaporte brasileiro válido até três meses além da data de estada pretendida;
  • Cartão de crédito ou débito para pagar a taxa do Etias;
  • Endereço de e-mail para receber a aprovação do Etias.

Fonte: Panrotas

Dúvidas?

Fale com um de nossos consultores.

Fale Conosco