Muitas pessoas não possuem carro próprio e, nesse cenário, o aluguel de carros se torna uma opção interessante para uma viagem de lazer ou negócios. Entretanto, para que o serviço não se torne uma dor de cabeça, é preciso seguir algumas regras.

Depois de conferir os gastos com o aluguel e combustível, compare o valor com táxis e tours e descubra se essa é realmente a melhor opção. Se for, confira essas dicas que preparamos para você e faça uma boa viagem!

1. Confira os requisitos para o motorista

Não é qualquer pessoa que pode alugar um carro. As locadoras cobram alguns requisitos que devem ser seguidos. Por isso, para que você não tenha imprevistos na hora da locação é necessário que o motorista seja definido com antecedência.

O condutor deve ter 21 anos completos e no mínimo dois anos de carteira de habilitação (CNH). Além disso, ele não pode ter nome sujo nos serviços de compra e deve possuir cartão de crédito com limite que dê para pagar o caução do aluguel do carro.

2. Informe sobre um motorista adicional

Se mais de uma pessoa for dirigir o carro, isso deverá ser informado no momento da locação e será adicionado um custo extra ao aluguel. O segundo condutor também deve possuir os mesmos requisitos que o primeiro.

Se ocorrer algum problema e quem estiver dirigindo o veículo não for um motorista cadastrado no momento da locação do serviço, o seguro contratado não terá validade.

3. Avalie o estado do veículo

Logo que pegar as chaves do carro, faça uma vistoria no exterior e interior do veículo. Procure por arranhões e amassados, veja o estado do estepe e confira se o tanque de combustível está cheio. Também é indicado dar uma volta no quarteirão antes de pegar a estrada para averiguar as condições de direção.

4. Contrate seguro

Existem alguns tipos de seguros disponíveis na locadora, veja os termos de cada um e contrate o que melhor atende às suas necessidades. Dependendo do que o seguro for cobrir, o valor do aluguel pode dobrar. Não confie nos seguros oferecidos pelos cartões de crédito, ele costuma ser mais em conta, porém, essa é uma economia que não vale a pena nesse caso.

5. Escolha a rodagem

As locadoras oferecem dois tipos de rodagem, a com quilometragem livre ou controlada. A primeira é mais interessante se você pretende rodar bastante, porque, diferente da segunda, não possui um limite de quilometragem, e por isso é um pouco mais cara. Apesar de a quilometragem controlada ser mais barata, se exceder o limite, o motorista terá alguns gastos extras.

6. Compare preços

Antes de realmente reservar o carro, faça uma busca na internet pelos sites de aluguel de carros que oferecem os melhores preços e confira se a locadora mais em conta é confiável.

Depois de escolher a locadora, compare as diárias entre o aluguel de carros populares, compactos e intermediários e coloque na balança o consumo do veículo, conforto para os passageiros e tamanho do porta-malas.

7. Reserve com antecedência

Para evitar contratempos, faça a reserva do veículo com antecedência. O risco de deixar para escolher um carro de última hora é imenso, pois você dependerá da disponibilidade dos veículos que estão na locadora e que podem não te agradar tanto. Além disso, reservas com antecedência podem oferecer descontos, assim como na compra de passagens aéreas.

O único pagamento aceito atualmente é o cartão de crédito. Por isso, confirme se a locadora escolhida aceita a bandeira do seu cartão e qual o seu limite de crédito.

8. Fique atento à devolução

Devolver o veículo no horário correto e na mesma cidade da retirada evita gastos adicionais. Antes de efetuar a locação se atente a esses gastos para planejar corretamente sua viagem sem imprevistos.

Gostou das nossas dicas para aluguel de carros? Deixe seu comentário!

Dúvidas?

Fale com um de nossos consultores.

Fale Conosco