Ao programar uma viagem e definir as cidades e os locais que serão visitados, é preciso também definir como será feito o transporte entre as cidades ou até os pontos turísticos. A locomoção durante a viagem precisa ser planejada para que não haja perda de tempo e para que você aproveite ao máximo seu passeio.

Por esse motivo, antes mesmo de sair rumo às férias é preciso saber como será a locomoção em todos os passeios. Para te ajudar nesse planejamento, vamos dar algumas informações sobre os principais meios de transporte e apresentar algumas dicas de quando se deve optar por cada um deles. Continue a leitura e comece a programar sua viagem agora mesmo!

Trem

Alguns países oferecem uma extensa malha ferroviária, pela qual é possível viajar entre as cidades. Este é um dos mais práticos meios de transporte, já que normalmente cumpre o percurso em alta velocidade, além de dispensar os check-ins, tornando o processo de embarque muito mais rápido. Caso você queira se deslocar entre cidades ou países, e o trem for uma possibilidade, certamente será uma das melhores escolhas.

Ônibus e bondes

Ao planejar sua viagem, veja se no destino há ônibus turísticos que levam aos pontos principais da cidade. Normalmente, esse tipo de passeio é indicado para pessoas que têm dificuldades de locomoção, ou que vão passar pouco tempo no local, mas desejam conhecer todos os lugares famosos.

Os ônibus de linha também podem ser úteis para locais onde o metrô não chega. Assim como os bondes, que trazem um charme a mais para a viagem e possibilitam a locomoção a baixo custo. Antes de optar por esse transporte, verifique se há um cartão magnético ou outro sistema de cobrança das taxas. Em muitos países, ao comprar o cartão para alguns dias, recebe-se bons descontos.

Metrô

Um dos meios de transporte mais utilizados no mundo todo, o metrô é uma maneira rápida e eficiente de transporte de turistas e moradores. A mesma dica do ônibus vale também para o metrô: informe-se sobre os cartões, tendo em vista a quantidade de dias que for ficar no local, e mantenha-se despreocupado em ter de comprar tickets todas as vezes em que for sair.

Táxi

Por ser uma opção mais confortável, o táxi acaba sendo mais caro do que qualquer outro tipo de transporte público. No entanto, torna a locomoção muito mais fácil em certas situações, como quando se está no aeroporto com muitas malas, ou quando se quer ir até algum lugar impossível de chegar de metrô, ônibus ou bonde. Essa alternativa também é válida se você quiser se deslocar em algum horário em que os transportes públicos não funcionam, como ocorre em alguns lugares do mundo no período da madrugada.

Aluguel de carros

Esta é uma alternativa para quem deseja mais conforto nos passeios. Alugar um carro pode ser um dos meios mais custosos de todos, porém oferece maior mobilidade e independência, já que é possível circular por onde e quando quiser. O aluguel de carros deve ser feito, preferencialmente, alguns dias antes da viagem.

A locomoção durante a viagem é essencial para se cumprir todo o roteiro programado. Por isso, precisa ser eficiente, rápida e estar alinhada com os objetivos de conforto e segurança procurados pelos turistas. Com organização e planejamento, é possível escolher o melhor meio de transporte para o seu tipo de viagem e aproveitá-la ao máximo.

Gostou do texto de hoje? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Dúvidas?

Fale com um de nossos consultores.

Fale Conosco