Você já sabe o que colocar na sua mala de viagem para Europa? É preciso fazer escolhas inteligentes, pois tanto o exagero quanto a falta de itens essenciais podem causar transtornos.

Uma das etapas mais importantes dos preparativos para sua viagem é decidir o que colocar na mala. Por isso, preparamos uma checklist para você acertar nesse momento. Confira!

1. Roupas apropriadas

A escolha das roupas depende de quem viajará, para onde, com que propósito e em que época do ano. Mas o conforto é bem-vindo em todas as estações! Mesmo sem abrir mão da elegância, você pode dar preferência para roupas e sapatos confortáveis para o dia a dia.

Se você visitar o velho continente no verão, roupas leves, sandálias e tênis devem ser a base da sua mala. Mas não deixe de acrescentar algumas opções um pouco mais quentes, pois é importante estar preparado para as possíveis oscilações de temperatura!

Já se você for encarar o inverno europeu, é imprescindível levar casacos quentes, luvas, gorros e cachecóis. Também não esqueça de calçados que protejam do frio e da umidade, como botas e coturnos.

2. Itens de beleza e higiene

Por mais que você não queira uma mala cheia demais, garanta seus cuidados pessoais levando consigo os produtos de uso diário.

Lojas, farmácias e mercados que vendem esse tipo de produtos costumam ser de fácil acesso. Mesmo assim, é mais conveniente ter em mão o básico, como shampoo, condicionador, sabonete, escova e pasta de dentes, cremes e desodorante (consulte com a Companhia Aérea).

Também vale a pena levar um kit de maquiagem básico (para mulheres) e lâminas de barbear (para homens).

3. Documentos

Você pode dispor de uma pasta para guardar todos os documentos necessários, como passaporte, passagens, tickets de transporte, ingressos comprados com antecedência, Permissão Internacional para Dirigir, seguro, certificado de vacinação, etc. Isso ajudará a manter a documentação organizada durante a viagem.

Caso você esteja viajando com menores acompanhados de apenas um dos pais, lembre-se que é preciso providenciar uma autorização de viagem internacional junto à Polícia Federal.

Antes de fechar a mala, lembre ainda de checar se você guardou carregadores, adaptadores de tomada e fones de ouvido. E não esqueça de deixar um espaço vazio para compras e presentes! Assim, sua mala de viagem para Europa voltará recheada de lembranças para compartilhar com as pessoas queridas que ficaram por aqui.

Se você está se preparando para viajar para a Europa nos próximos meses, não deixe de conferir nosso post com dicas para quem visitará Londres ainda em 2017!