Vai tirar o passaporte? 7 dicas para evitar dores de cabeça

Você pode tomar algumas atitudes para não passar nenhum apuro relacionado ao passaporte, seja quanto à validade, à segurança ou a outros aspectos.

Existem alguns problemas comuns que os turistas enfrentam com o passaporte, por isso é importante ficar atento ao máximo de dicas possível e mantê-lo sempre com você, a salvo de qualquer imprevisto.

Hoje, você vai conferir 8 sugestões para ficar de olho, evitar dores de cabeça com o documento e aproveitar sua viagem tranquilamente. Acompanhe!

1. Cheque sempre a validade do seu passaporte

Muitos países exigem que o passaporte esteja a 6 meses do prazo de vencimento. Por isso, se falta menos do que esse tempo para seu documento vencer, é indispensável dar início ao processo de renovação e não viajar com o atual, correndo o risco de ser barrado na alfândega.

Além do passaporte, antes da viagem é importante conferir a data de validade do seu visto. Alguns locais exigem essa documentação que permite sua entrada, mas ela também tem um prazo para expirar. Portanto, verifique ambos com alguns meses de antecedência e evite surpresas.

2. Tire uma cópia da primeira página

Se você está em uma viagem e perde ou tem seu documento roubado, dispor de uma cópia da primeira página no hotel ou em mãos ajuda muito. Assim, fica mais fácil para que as autoridades locais possam te identificar e, também, para a embaixada trabalhar na emissão de um passaporte de emergência — que é feito nesses casos.

Evite andar com a documentação original e deixe-a no cofre do hotel, em segurança. Leve com você apenas uma cópia colorida da primeira página e de onde está o visto, caso seja exigido no lugar.

3. Fotografe o documento

Além de andar sempre com uma foto do seu passaporte, é importante fotografá-lo ou digitalizá-lo, deixando-o em um arquivo armazenado na nuvem ou no seu e-mail.

Isso é importante para o caso de você perder a cópia física ou, até mesmo, se precisar preencher algum cadastro com o número presente nele.

Para a sua segurança, digitalize todos os documentos que vai levar à viagem. Deixe, também, uma cópia deles com alguém de sua confiança, assim como o roteiro, para que outra pessoa saiba onde você estará durante os dias de passeio.

4.  Lembre-se de tirar o passaporte com antecedência

Seja para tirá-lo pela primeira vez ou renová-lo, é importante fazer isso com alguma antecedência. O site da Polícia Federal informa que o documento fica pronto em até 6 dias úteis e deve ser retirado em seu posto de expedição de passaportes, mediante a conferência biométrica.

Mesmo assim, é melhor começar a se preocupar com a sua emissão alguns meses antes de viajar, para garantir que nenhuma situação atípica atrase o seu passaporte.

5. Tenha atenção sempre

Quando é necessário levar seu passaporte, é preciso ficar muito atento ao local onde você o guarda e, também, ao deixá-lo sobre a bancada de guichês no aeroporto, no táxi, no ônibus ou no café, enquanto aguarda a partida.

A dica é sempre acomodá-lo em sua bolsa ou em algum bolso de difícil acesso. Mesmo que rapidamente você vá usá-lo para passar pela imigração ou fazer o check-in, guarde-o entre um uso e outro.

Muitas vezes com malas e distraídos, deixamos o documento perdido em algum lugar e depois, certamente, será difícil nos lembrarmos de onde ele possa estar.

6. Não pense que o passaporte é o único documento necessário

O passaporte é essencial para viajar — e o seu documento mais importante nessa situação. Mas ele não é o único que precisa ser providenciado.

Alguns países exigem que o viajante tenha o visto, e que ele faça um seguro de saúde, assim como outras nações pedem reservas de hotel ou carta-convite de algum morador local (atestando que vai receber o visitante por alguns dias em sua casa).

Antes de viajar, é importante verificar todas as regras do lugar, assim como os documentos exigidos, para não ter surpresas na imigração.

7. Aja rapidamente em caso de perda ou roubo

Teve seu passaporte roubado ou o esqueceu em algum lugar e não lembra onde? Assim que sentir a falta dele, registre imediatamente uma queixa na polícia de imigração do país em que você estiver.

Guarde com cuidado o boletim de ocorrência e procure o consulado ou a embaixada do Brasil na região para pegar uma autorização de retorno.

Logo que estiver em solo brasileiro, procure a Polícia Federal. Leve uma cópia do boletim e a autorização expedida pela embaixada. O passaporte será, então, cancelado e você vai poder começar o processo para tirar outra via do documento.

O passaporte é a documentação mais importante da sua viagem. Sempre verifique se ele está com você e nunca deixe de checar se o pegou antes de sair de casa rumo ao aeroporto.

Para aproveitar cada passeio com tranquilidade e sem surpresas ou dores de cabeça, ter organização, planejamento e se informar muito sobre o destino são atitudes fundamentais, que vão garantir que seu roteiro seja um sucesso!

Gostou das nossas dicas para evitar dores de cabeça ao tirar o passaporte? Para ter acesso a mais conteúdos interessantes como esse em primeira mão, siga a nossa página no Facebook e fique de olho nas postagens!