Como planejar uma viagem de negócios de forma ágil e sem stress

Você pode estar acostumado à pressão perante encontros decisivos, fechamento de contratos e manutenção de clientes importantes. Mas, durante uma viagem de negócios, você ainda ficará sujeito à ansiedade gerada por cronogramas apertados, ambientes e costumes desconhecidos e diferenças de fuso horário.

Tenha em mente que existem formas de minimizar o efeito das mudanças na rotina e driblar os contratempos. Selecionamos alguns passos para você seguir e garantir o sucesso da sua viagem!

Avalie o propósito de sua viagem de negócios

Crie o hábito de avaliar os objetivos de cada viagem e, antes de mais nada, estabeleça qual o propósito e quais as metas a serem alcançadas. Destaque as atividades fundamentais e os encontros indispensáveis.

Reduza custos e priorize o conforto necessário

Foque os objetivos principais da viagem e priorize seu conforto para poder alcançá-los. Com um cronograma racionalizado em mãos, fica mais fácil fazer um ótimo orçamento.

Caso você consiga reduzir custos desnecessários e eliminar desperdícios, você garante os itens fundamentais para seu bem-estar. Uma hospedagem bem localizada e opções de transporte personalizadas, por exemplo, podem permitir que você mantenha sua rotina de exercícios e um tempo adequado para as refeições. Afinal, agilidade e baixos níveis de stress aumentam o desempenho.

Reúna documentos e faça reservas com antecedência

Com o propósito da viagem estabelecido, reúna os documentos necessários. Providencie vistos, passaportes e vacinas, caso sejam necessários. Faça reserva de passagens e estadia com antecedência, assim você tem mais chance de otimizar os custos.

Faça as malas com objetividade

Planeje sua mala de acordo com o clima do lugar e com as atividades previstas. Inclua ao menos um traje social para algum evento inesperado e trajes de banho, caso seu hotel tenha piscina ou esteja perto do mar.

Lembre de itens como remédios que exigem receita, produtos de higiene essenciais, adaptador de tomada universal e carregadores de bateria para celular e computador.

Planeje a prestação de contas

Para garantir o reembolso de suas despesas, organize a prestação de contas mesmo antes de sair de casa. Reserve um envelope exclusivo para recibos e notas em papel e o mantenha sempre na bolsa ou na pasta de trabalho.

No ambiente digital, estabeleça uma pasta com essa finalidade ou utilize aplicativos específicos, já sincronizados com o departamento responsável de sua empresa. Essas medidas simples poupam tempo na hora de reunir notas para o ressarcimento e evitam dores de cabeça por conta de comprovantes extraviados.

Trabalhe em equipe

Tenha sempre uma atitude proativa, afinal é você quem vai estar na frente de batalha. Mas não dispense a ajuda do responsável pelas viagens corporativas dentro de sua empresa. O ideal é poder contar com uma agência especializada.

Em geral, essas empresas agregam valor à sua experiência ao fornecerem soluções e serviços que diminuem o tempo dos processos, além de reduzirem custos, pois conseguem as melhores negociações com os fornecedores.

Se você tem mais dúvidas sobre como organizar sua viagem de negócios, deixe um comentário!

Dúvidas?

Fale com um de nossos consultores.

Fale Conosco