A primavera é uma das melhores estações para quem planeja viajar para a Europa. A estação mais colorida do ano ocorre entre os meses de abril e junho, quando os preços ainda não começaram a aumentar por causa das altas temporadas. É uma oportunidade única para conhecer lugares que ficam ainda mais bonitos com a chegada das flores.

A Holanda é sem dúvidas um dos destinos mais famosos por sua beleza durante a primavera. A abertura dos portões do parque botânico Keukenhof, em Lisse, a cerca de 30km de Amsterdã, é um marco do início da estação na Europa. O Keukenhof é o maior jardim de flores do mundo e as exóticas tulipas são uma atração à parte. Além delas, existem sete milhões de flores de variadas espécies nos jardins do parque. Pela diversidade e imensidão, esse lugar é considerado o “Jardim da Europa”.

Para os turistas que buscam um passeio mais romântico na primavera, a recomendação é a clássica Paris, na França. A cidade toda desabrocha em flores, os músicos de rua saem dos metrôs para tocar nas calçadas e os famosos cafés parisienses começam a colocar suas mesas do lado de fora. A principal dica é fazer um roteiro sem pressa e poder andar a pé para não perder nenhum detalhe da encantadora capital francesa. Se o objetivo for um lugar menos badalado, a Itália oferece Perugia, cidade que fica na Umbria, região que entre a Toscana e a capital, Roma. Além dos campos de papoulas, que florescem na primavera, Perugia possui um centro histórico com belas catedrais, museus, restaurantes, e lojinhas que garantem um roteiro diferente da rota convencional italiana.

Um destino exótico, mas ainda pouco explorado nessa época do ano é a Bélgica. O país é famoso por seus chocolates e cervejas, mas para quem deseja viajar na primavera a melhor opção é a floresta de Hallerbos. A floresta fica a poucos quilômetros da capital Bruxelas, e apesar de suas flores serem de cor lilás, ela é conhecida como o “carpete de sinos azuis”. Esse nome foi dado por causa do formato das flores que parecem sinos e fazem da floresta uma referência de lugar místico, como um cenário de conto de fadas.

Foto: Keukenhof o parque das flores na Holanda.